E enfim, os enfins. Espero que apreciem o texto como um todo e que ele sirva de auxílio como serve para nós do "Cães de Guerra".
4) Alimentação
Caso a comida e a bebida tenham sido preparadas e trazidas prontas, há pouco o que se dizer. Apenas o reforço, neste caso, o dimensionamento. Existem muitos sites que possuem informações de quantidade das comidas mais comuns pela quantidade de pessoas. Arroz, carne, saladas e etc. No fim, vale muito bem o bom senso, porque, assim como não podiam deixar de ser, estes valores são em média, mas ninguém melhor do que um membro do grupo para saber o que seu grupo suporta e necessita de alimentação. Alguns sites estarão indicados no fim do texto.
Caso não venha tudo preparado, há outras questões a se pensar.
Comida, de uma forma geral, é feita no fogo. Seja de fogão ou de churrasqueira. Então, sendo assim, serão necessários um ou ambos. Para fazer a comida no fogão, precisa-se também de fósforos (para acendê-lo), panelas (para preparo), colheres (para mexer a comida no fogo), panos (para mudar panelas de lugar, levá-las a mesa, limpar sujeiras acidentais e comuns).
Para a churrasqueira, carvão, geralmente alcool para acender, ou papel de jornal velho embebido em óleo. Espetos, sal grosso (ou outro tempero), e uma forma, ou tábua, para preparar a carne.
Este são os utensílios básicos, tipos de comidas específicos requerem instrumentos mais específicos.
A bebida precisará ser preparada (batidas, drinques e etc) e armazenada (um refrigerador, caixas térmicas e etc).
Após tudo feito, pronto para o consumo, são preciso de utensílios também para isto.
Para consumir, pratos, talheres, descansos para panelas, copos (e provavelmente chifres de beber), guardanapos.
5) Dormir
Como muitas vezes o local onde se realizam ritos é longe, geralmente há a situação de os participantes dormirem para irem embora outro dia. Ou, talvez, seja um evento prolongado, que se estenda por mais de um dia.
Em ambos os casos há a necessidade do lugar para dormir. Aqui há uma pequena e possível alteração no dimensionamento inicial. Nem sempre todos que participaram do rito ficaram para o outro dia. Muitos podem ir embora. Neste caso, o dimensionamento tem que ser refeito para saber (com antecedência) qual é o número de pessoas que dormirão no local.
Com este número ha que se calcular a quantidade de colchões, redes, barracas para abrigar a todos. Leve em consideração que, caso haja, um casal de namorados ou marido e mulher podem dividir o mesmo leito.
Roupa de cama sempre é necessária e, por experiência, o melhor conselho que posso dar é que cada um que for dormir leve a sua. Isto inclui lençol, cobertor (Solstício de Inverno é uma forma de lembrarmos que onde há o calor há também o frio) e travesseiro são geralmente suficientes.
5) Limpeza
Após toda a realização, deixamos marcas onde passamos. Algumas são apenas emocionais, mas sabemos muito bem que as materiais são bem claras. Por isso, para podermos utilizar o local mais vezes, devemos deixá-lo como estava antes ou, no mínimo, o mais próximo disso.
Costumeiramente, esta limpeza final é mais demorada do que a de preparo pelo simples fato de que, após o evento acontecer, existe muito mais probabilidade de sujeiras mais duradouras. Bebidas que derramam, comida que se espalha, molhos grudentos, mais poeira.
Por isso é essencial que produtos de limpeza sejam levados.
Panos de chão, rodos, baldes e vassouras são básicos. Detergente em pó, as vezes pinho, água sanitária, são produtos que acabam sendo muito úteis neste derradeiro ato.
Usar todos e dividí-los entre os setores do local para realizar a limpeza é uma boa idéia para descarregar o trabalho que, muitas vezes, é chato pela demora e pelas miudezas.
Lembrem-se, a sujeira nem sempre são manchas. Catar latinhas, papéis, bitucas de cigarro e outras coisas mais deste tipo, fazem parte da limpeza completa e do ato de deixar o local que utilizamos tão cuidadosamente para nossos ritos em perfeito estado.
E, por hora, é só. Espero que estas pequenas e simples dicas sejam de grande valia para facilitar e tornar o rito de vocês mais organizados e tranquilos no quesito de evento.
Organizar um rito é algo extremamente simples. Por mais que pareça, a princípio, um conjunto grande de decisões a serem tomadas, elas vem em escala. Não decida tudo de uma vez. Existem outras pessoas que podem ajudar, não tente fazer tudo sozinho! Delegue funções. Afinal de contas, a Groelandia não foi conquistada por apenas um viking não é mesmo?
De qualquer forma, divirta-se. Os conselhos aqui são para facilitar sua vida. Se os conceitos e as práticas complicarem mais o que você já fazia, abandone-os e siga o que você sabe. A qualidade da experiência pessoal NUNCA vai ser substituída pela de outra pessoa.
Bibliografia complementar:
Como prometido, alguns poucos sites para ajudar em certos cálculos.
http://www.noivasonline.com/quantidades.htm - Este é site de organização de casamentos, mas muitos dos cálculos servem pra qualquer outro evento.
http://www.tudoparasuafesta.com.br/princ/rev_gastr/aliment/quantid.htm - Tabela relacionando comida e quantidade de pessoas
Wassail Viajantes!!
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