quarta-feira, 20 de julho de 2011

Organizaçãode Ritos - 2ª parte

Como prometido, a segunda parte.


2) Transporte

Há, geralmente, dois tipos de locais comuns aos ritos pagãos. Algum lugar afastado da cidade ou casa de um dos membros do grupo. É muito frequente em eventos pagãos a realização deles em locais mais próximos da natureza. Sítios, chácaras, fazendas, pousadas.

Pela próprias características religiosas dos neopaganismos. Neste casos o transporte é uma questão crítica. Parte da obrigação de realizar um evento num lugar distante e, geralmente, estes locais são, é preparar uma boa forma de transporte.
Há que se pensar inicialmente em como será realizado.

Cada um achará o transporte por si? Neste caso, providenciar um mapa bem explicativo do lugar é essencial. Será bom até mesmo para outras
opções.

Será feito um comboio de transporte? Este é um caso importante.

Estou usando o termo de comboio de transporte para indicar a situação em que algumas pessoas possuam carros e estejam dispostas a levar mais pessoas com eles. Neste ponto, muito comum, o dimensiosamento é essencial para que possa ser feita a divisão das pessoas entre os carros e, nesta divisão, o rateamento do combustível.
O cálculo básico pra auxiliar no rateamento é simples.


Primeiro calculamos a quilometragem de distancia entre o local em que todos subiram bordo e o local onde vai ser realizado o rito. Depois disso, que é função do dono do carro, verifica-se o gasto de combustível. Cada carro faz uma quilometragem por litro. Geralmente ela gira em torno de 10 km /litro mas varia de carro para carro. Com este valor multiplicado pelo preço do litro do combustível (gasolina, alcool)
tem-se o valor total da ida.

Lembrem-se, o valor total do gasto de combustível tem que ser levado em conta a distância de ida e volta, ou seja, tecnicamente falando, o dobro.
Daí, basta dividir entre os que irão ser transportados.

3) Organização do local

Os participantes chegariam ao local. E agora?

É hora de ver a parte organizacional de móveis, dos utensílios que serão utilizados, seja no rito, propriamente dito, quanto para preparação e consumo
da comida e bebida.

É possível que seja necessária uma limpeza básica antes de iniciar a mobilizar os móveis. Geralmente vassouras, as vezes panos úmidos, dão conta do recado. Talvez esta seja a primeira atividade necessária, então é uma boa idéia organizar a todos para cumprirem esta etapa em cada parte do lugar onde será realizado o rito.

Sempre serão necessárias mesas e cadeiras. Sempre! Mesmo que o rito seja realizado no, digamos, "meio do mato", haverá o momento de comemoração que o ideal é ser feito com um banquete em mesa e cadeira. Não necessariamente precisam ser as mesmas de casa. Podem ser tronco, cadeiras de metal de festa. O material em si não importa.
O mais importante é a quantidade, novamente puxando da dimensão que calculamos.
Mesas de metal comportam geralmente quatro pessoas. Lado a lado, formando uma grande e unica mesa, servem para mais ou menos as quatros pessoas, só que
um pouco mais apertado, lado a lado. As cadeiras não precisa-se nem falar não é mesmo?

Em relação aos materiais para o rito, é sempre útil deixa-los separados no local. Velas, “tigelas de oferendas”, o martelo (no caso do Asatru) e uma porção de elementos necessários para a parte religiosa....

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